CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 03 de Maio de 2016 às 10h56

Timidez e fobia social

Falando sobre timidez e fobia social

Ieda Dreger | Psicóloga Falando sobre timidez e fobia social Antes de qualquer descrição, precisamos entender que a timidez é um dificuldade em se relacionar com outras pessoas, geralmente branda, mas pode atingir...

Antes de qualquer descrição, precisamos entender que a timidez é um dificuldade em se relacionar com outras pessoas, geralmente branda, mas pode atingir níveis mais altos os quais chamamos de fobia social. O   tímido   se sente ansioso em  situações onde imagina que será percebido e avaliado.

Dizemos que a fobia social é um transtorno de ansiedade relacionado com a dificuldade em manter relações interpessoais. É uma timidez tão intensa a ponto de causar sofrimento ou prejuízos em qualquer esfera, sejam pessoais, sociais, profissionais e financeiros.

A fobia social leva a pessoas a terem problemas, como por exemplo falar diante de pessoas, fazer pergunta e  paquerar...tudo isso provoca uma intensa e imediata ansiedade. É comum que esta pessoa até sinta um ataque de pânico ligado à situação social. A interação social é evitada, embora às vezes seja suportada com pavor. O fóbico gostaria de passar a vida sem que percebam sua existência -  qualquer possibilidade de chamar a atenção será evitada. Ele evitará qualquer roupa que chame atenção, evitará qualquer comportamento que o faça se sobressair aos demais. Ficará extremamente constrangido se ficar vermelho diante das pessoas, mas por sua característica mais introvertida, ficar vermelho é muito provável, a "solução" encontrada é evitar contatos com pessoas com quem ainda não tenha intimidade suficiente - e com isso estará perpetuando a Fobia Social. Ele sabe que é tímido, sabe que é ansioso e acha que todo mundo percebe essa ansiedade logo de cara. É tão tímido a ponto de deixar de fazer suas coisas, sente que todo mundo repara nele o tempo todo, sente que em qualquer momento vai ficar morto de vergonha.

Tanto o Fóbico Social como o tímido são perfeccionistas, sempre acham que o que fazem pode ser ainda melhor. Não fazem nada sem antes ter a certeza de que será perfeito...como o prefeito não existe, têm muita dificuldades em fazer o que precisam fazer.

Eles apresentam também o problema da evitação. Evitam fazer um curso porque “o professor não é bom”, não vão a festa porque “não gostam da musica, etc. Perdem possibilidades de emprego e de sobressair no trabalho, no namoro, na vida.

Ainda, eles tem uma percepção seletiva. A frase: “é sempre assim”, é o mais claro exemplo de percepção seletiva, porque o tímido percebe muito as coisas negativas ao seu redor. Se uma determinada situação aconteceu duas vezes ele diz que aconteceu a vida toda.

Além disso tudo, o fóbico faz uma leitura mental. E é muito bom (ou pensa que é)  pois ele tem certeza que sabe o que os outros estão pensando “Aquele ali está pensando que eu sou um ignorante... aquele outro está pensando que aqui não é meu lugar... que eu não devia ter vindo pra cá”.

A autoestima tem cinco pilares básicos: poder, prestígio, segurança, afetividade e liberdade. São os 5 pilares para alguém se sentir bem no mundo.

A  timidez está diretamente relacionada à segurança. A insegurança gera impotência. Se você se sente inseguro você  acha que não tem capacidade para fazer nada, você se fecha.

Uma pessoa insegura tende a desenvolver uma personalidade perfeccionista, que é o jeito que ela conseguiu pra compensar a insegurança e a impotência, e quando a pessoa quer a perfeição em tudo acaba transformando a vida num ritual muito desgastante. Ou seja, para que este tímido se sinta seguro ele se torna um grande especialista. O problema é que o perfeccionista se compara demais com os outros e se nivela por baixo, sempre acha que é pior que todo mundo e se sente impotente.

Na verdade a raiz do problema é que o indivíduo se inibe para não fazer feio, os tímidos estão sempre preocupados em ser discretos,  sempre se comportando como quem quer “desaparecer”.

As conseqüências de quem tem fobia social, além do sofrimento da solidão, vão desde o raciocínio distorcido, que são aqueles pensamentos totalmente irracionais até o famoso “lubrificante social” - o álcool. O perigo é a pessoa se entregar ao álcool pra ficar mais solta, e isso acontece muito,  muitas vezes até os amigos incentivam pois já ouvi pessoas dizendo assim umas para outras “Nossa você fica muito mais legal quando bebe”, e sem querer estão induzindo uma dependência química .

O que dizer para o fóbico social? Diga que tem tratamento. Essa pessoa precisa fazer psicoterapia  e aprender a modificar seus pensamentos irracionais,  mudar os comportamentos limitantes.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Medo de dirigir?24/05/16 O medo de dirigir independe de classe social, credo, histórico familiar, etc. De um lado temos as pessoas inseguras, sejam elas homens ou mulheres, que apresentam insegurança em outras áreas da vida também, e que essa insegurança se reflete também no ato de dirigir (ou não) um carro. De outro lado temos as pessoas seguras demais em muitas áreas da vida e......
Um papo sobre casamento: fases & crises24/05/16 Muitas pessoas me perguntam a respeito de fases onde as crises são mais propícias no casamento. A meu ver, determinados eventos podem acontecer no decorrer da união, apesar de não poder haver uma generalização destes......
Porque os jovens perderam a noção dos limites?24/05/16 Semana passada uma estagiária manda matar a pessoa que estava substituindo temporariamente no trabalho, há três anos um juiz jovem mata outro jovem por uma discussão banal (e fica impune), no mês de junho deste ano, uma......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.