CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 10h37

Casamento antecipado por gravidez, você precisa estar atento!

A chegada de um filho na vida de qualquer casal causa um grande impacto e muda o sistema, imagine na vida de uma casal que nem teve tempo de solidificar a vida conjugal. É preciso ter muito cuidado para que a relação não se perca antes mesmo de se desenvolver.

Qualquer gravidez, mesmo aquelas programadas, implicam em uma série de arranjos e organizações na vida do casal. Quando nasce um novo bebê, se organiza um novo casal e um novo sistema familiar.
No entanto, quando um casal decide se casar por uma gravidez inesperada, seja lá a idade que tiverem, é importante que boa parte da atenção seja direcionada para a relação do casal, para que tenham tempo de se conhecerem como casal.
Em meados do século passado casar grávida era uma vergonha para a mulher e para a família, tanto que muitas mulheres escondiam a gravidez, não casavam de branco, viviam verdadeiros conflitos. Hoje em dia, quando as futuras mamães resolvem casar-se, não só usam branco como valorizam a barriguinha proeminente. No entanto, interiormente continuam vivendo uma série de emoções que nem conhecem, gerada por todas as mudanças pelo filho que vai chegar e pela necessidade de diversas adaptações.
A chegada de um filho, não raras vezes, implica em tudo o que conhecemos já, uma mulher mais sensível, uma programação de vida, de quarto para filhos, de casa para os pais, de enxoval para pais e filho, uma reorganização financeira, readaptação com amigos e familiares, auxilio de toda a família, conversas sobre educação, e um olhar especial da mãe, que também não raras vezes prioriza o filho em detrimento do casal.
Se tudo isso pode provocar um descompasso na vida de qualquer casal, mesmo daqueles que já tem uma vida conjugal estabelecida pelo tempo e pela qualidade da convivência, imagine a ameaça que não representa para os parceiros que tem uma união antecipada pela gravidez. É comum que até a chegada do bebê o casal não tenha tido tempo hábil para fortalecer o casamento.
Então é importante dar uma atenção especial ao vínculo do casal que se casa nestas circunstâncias. Para que o casamento não de deteriore é importante que ambos percebam o tempo que cada um dedica com exclusividade para a relação do casal. Além disso, muito diálogo é necessário e um olhar profundo para a intimidade. Este casal consegue continuar namorando? Como se tratam? Como se vêem? Apenas como futuros pais?
Outro ponto importante é olhar as expectativas que cada um tem sobre o outro. O que cada um espera do outro e o que cada um tem para dar ao relacionamento. Se o que se espera e o que se tem para dar está em descompasso, é preciso ajustar o passo. É preciso conversar muito, para que estas condições fiquem claras, para que depois não haja cobranças nem frustrações que minam o relacionamento. O que espera do parceiro agora não pode ser o que se esperava quando não havia um filho. Também a divisão da responsabilidade deve ser devidamente combinada., até porque uma criança exige muitos cuidados.
Lembrem-se que o pai deve se aproximar do filho e a mãe deve permitir e promover a aproximação, não só para que o pai participe das funções do dia a dia e desenvolver com prazer as funções cotidianas mas também para que o casal possa trocar idéias e emoções sobre a experiência única e enriquecedora ligada a maternidade e paternidade. Assim, em vez de apresentar risco de afastamento o filho pode consolidar a relação do casal.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Quando a timidez atrapalha24/05/16 Existem fases em que seu filho pode estar mais ou menos tímido. É natural que uma criança de um ou dois anos seja mais atirada que uma de quatro anos. Isso acontece porque a menor não tem noção de perigo e, por isso, não tem medo de experimentar diferentes emoções. Perceber a timidez não é tão fácil. Você precisa......
VOCÊ SABE DIZER NÃO?20/05/19 Se não sabe, está na hora de aprender!  Poucas são as pessoas que têm facilidade de dizer não quando alguém lhes pede alguma coisa. Por receio de parecerem egoístas ou grosseiras, elas seguem......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.