CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 17h55

Medo de errar

Todos nós, algum dia, já tivemos medo de errar, de tomar alguma decisão e mais tarde chegar à conclusão de que ela não foi a decisão mais acertada!

Mas existem pessoas que têm verdadeiro pavor de errar até nas mínimas coisas. Estão sempre preocupadas, agitadas, nervosas, aflitas, fazendo de tudo para acertar, policiando-se o tempo todo! E, mesmo que não queiram, sempre procuram fazer de tudo para não errar (tudo mesmo).

Quer um exemplo de como pensam estas pessoas? Vamos nos colocar no lugar delas e imaginar uma situação...

Você vai sair hoje à noite: é o primeiro encontro! Comece pensando nas condições climáticas: será que vai chover? Seria bom levar um guarda-chuva. E se esfriar? É melhor levar também uma blusa. Mas também é preciso pensar que a temperatura pode estar amena. Que roupa usar? Qual delas será a melhor? Antes de sair, você vai passar horas na frente do espelho fazendo caras e bocas, vai imaginar todas as situações possíveis de acontecer (se a pessoa disser isto, eu vou dizer tal coisa..., vou passar a mão no cabelo três vezes, vou cruzar apenas a perna direita, não vou colocar o cotovelo na mesa, etc...) e planejar a melhor forma de se comportar para causar a melhor e mais perfeita impressão possível.

Para essas pessoas é necessário, imprescindível, que tudo dê certo nos seus mínimos detalhes! E esta situação se repete, praticamente, em todos os momentos da vida destas pessoas que não aceitam errar!

É claro que todos nós desejamos que tudo sempre dê certo, mas, na maioria das vezes, feliz ou infelizmente, as coisas não acontecem conforme planejamos. Para aquele que tem medo de errar isto é um caos. Ele sempre pensa: "Onde foi que eu errei? A culpa é toda minha porque eu não pensei que isto poderia ocorrer!”

A culpa é sempre dele, porque ele não foi capaz de prever aquela situação, nunca de outra pessoa ou mesmo do acaso! O que fazer para evitar se sentir culpado? Prever e planejar cada vez mais cada detalhe para tudo dar certo (porque a sensação de culpa provoca uma dor insuportável e é preciso evitá-la a qualquer custo!).

Quanto tempo perdido! Que sofrimento, não é?

E é por isso que essas pessoas vivem agitadas, nervosas, tensas...Sempre pensando, tentando prever o que fazer para não errar e, na maioria das vezes, errando e sofrendo...Perdem um tempo enorme de suas vidas, muitas vezes deixam de viver momentos preciosos por estarem ocupadas com seus pensamentos e planos...E elas jamais se conscientizam de que a vida é imprevisível, e que quase sempre as coisas acontecem de forma diferente do que esperamos.

O importante é ser autêntico, ou seja, ser você mesmo. Ser o que você imagina que o outro estaria esperando de você é ser um falso você. Ser o que você acha que seria o mais perfeito de você também é ser um falso você. Ser alguma coisa apenas para agradar aos outros ainda é ser um falso você.

A maior parte das pessoas não se conhece e assim, não sabe quem é, não tem claros seus atributos, seus defeitos, suas qualidades...e vai vivendo conforme o que é importante para os outros. Quando sabemos quem somos, aprendemos a lidar com erros e acertos, tendo certeza de que o que estamos fazendo é o nosso melhor naquele momento.

Lembre-se: ninguém é perfeito, errar é humano. É preciso aceitar os erros e aprender com eles - em vez de ficar se culpando - e ter claro quer todos nós erramos am vários momentos de nossas vidas. Mas ainda mais importante é perceber que as coisas que dão certo e errado nem sempre dependem somente de nós. Existem fatores externos além dos internos, e nenhum deles é sempre previsível.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Porque é tão difícil falar em público?24/05/16 A comunicação é inerente ao ser humano. Precisamos falar, expressar nossas idéias e sentimentos e nem sempre nos sentimos preparados para isso. Nas mais variadas situações que vivenciamos, desde uma reunião informal, um encontro com amigos, ou nos desafios profissionais, somos solicitados de forma direta ou indireta a colocar nossas idéias, objetivos, a......
Não tenha vergonha de ter medo24/05/16 MEDO palavrinha conhecida de todos nós, quem já não teve medo de algo? Inúmeras pessoas sofrem com seus medos, mas poucas são capazes de admiti-los, principalmente para não se sentirem infantis ou ridículas.......
Só um novo amor apaga o antigo?24/05/16 O fim de um relacionamento é sempre doloroso. Quando é forçado pra uma das partes então... Solange, coitada, mal pôde aproveitar o namoro sem pesos na consciência com Luciano e já o perdeu. Achando que o amor da......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.