Postado em 03 de Maio de 2016 às 11h36

    Você tem pensamentos negativos?

    Personalidade (33)
    Ieda Dreger | Psicóloga em Chapecó | Especialista em Psicoterapia de família e casal | Quase todos nós, em algum momento da vida, somos assolados por pensamentos negativos. Isso pode acontecer quando perdemos um emprego e pensamos que...

    Quase todos nós, em algum momento da vida, somos assolados por pensamentos negativos. Isso pode acontecer quando perdemos um emprego e pensamos que nunca mais arrumaremos outro, quando perdemos um amor e pensamos que nunca mais seremos felizes. Quando perdemos um amigo e pensamos que ninguém gosta da gente, etc.

    Podem também surgir quando estamos em um momento de estagnação da vida, quando não buscamos novas alternativas e parece que tudo está sem sentido.

    Outro momento que os pensamentos negativos surgem é quando não conseguimos ter tolerância. As pessoas que não tem tolerância às frustrações tendem a sentir um desânimo muito grande quando as coisas não saem como querem ou preveem. Assim, sentem-se derrotadas e generalizam os pensamentos negativos como se TUDO fosse uma grande chatice.

    Pensar negativamente pode trazer consequências nefastas na vida de uma pessoa, tanto no campo emocional, como profissional. Pessoas que pensam negativamente tendem a não produzir tanto como poderiam, têm dificuldade de autoestima, sentem-se menores, o que dificulta seus relacionamentos, porque se tornam queixosas, negativas e tendem a afastar as pessoas, que as acham chata, e isso se torna um circulo vicioso que as deixa cada vez mais inseguras.

     Às vezes as pessoas me perguntam: como ter pensamentos positivos? Uma das formas é: quando você está pensando de forma negativa, pergunte-se o que está acontecendo na sua vida, o que poderia ser melhor, o que vc gostaria que mudasse, porque está tão desconfortável nesta posição, etc. Estas respostas podem lhe conduzir a pensar de forma mais positiva.

    Lembre-se que fazer coisas que lhe deem prazer faz um bem danado. Se você não sabe o que lhe dá prazer, tente descobrir, tente fazer algumas coisas e perceba-se de forma mais profunda. Isso ajuda a devolver o encanto à vida.

    As pessoas que tem sempre em mente o passado, têm dificuldade de encontrar a felicidade no presente. Estão sempre pensando que o que aconteceu vai voltar a acontecer e assim estão sempre presas a pensamentos negativos.

    Vejam que pensar de forma negativa em determinados momentos da vida é algo completamente normal. Todos já passamos por isso. Quando isso se torna um problema? Quando os pensamentos negativos começam a interferir no nosso dia a dia, influenciando nossas ações, nos limitando, trazendo medos, sofrimento, nos impedindo de determinadas atitudes, como trabalhar, namorar, ir para aula, sair com amigos, etc.

    A ajuda psicológica torna-se importante quando isso acontece, ou seja, os pensamentos negativos trazem prejuízo físico, social, emocional. Quando os pensamentos negativos tomam conta, trazendo ansiedade, taquicardia, sudorese, falta de ar e angustia  intensa. Isso significa que o sofrimento já passou de uma questão emocional para a física. Fique atento, pensamentos negativos podem evoluir para síndrome do pânico e depressão.

    Mas lembre-se também, tudo tem solução. Busque ajuda.

    Por Ieda Dreger.

    Veja também

    O que é perdoar?24/05/16 Ao se falar em perdão, é comum nos remetermos quase de imediato a uma leitura religiosa, ou seja, o perdão sendo visto como unilateral, entendido como algo que doamos a alguém, um ato de desprendimento, generosidade e bondade com o outro, mas é mais do que isso... Quando estamos magoados e feridos, os sentimentos mais presentes são a tristeza, a decepção e a......
    Emoções que engordam24/05/16 Os sentimentos negativos, além de causarem sofrimentos, também engordam. Tristeza, raiva e depressão são alguns que influenciam no peso corporal, provocando a famosa "briga com a balança". O ideal é que a......
    O papel do pai no cuidado com o bebê24/05/16 Tanta coisa foi dita sobre os cuidados da mãe com o bebê, que poderíamos imaginar que o papel do pai, no começo da vida de seu filho, é desprezível. Muitas vezes o papel do pai é mais indireto do que o da......

    Voltar para Blog