CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 10h32

Diferença de idade no namoro, isso é um problema?

Quem nunca se apaixonou por uma pessoa mais jovem ou que tem um conhecido, um primo ou um colega de trabalho, que já se relacionou com uma ninfetinha que atire a primeira pedra. Alguns artistas como Elba Ramalho, casada com Gaetano que é 24 anos mais novo, mantém um relacionamento duradouro.
A diferença de idade entre o homem e a mulher numa relação amorosa é um assunto polêmico. O que importa neste tipo de relacionamento é a idade mental/emocional de cada pessoa, ou seja, a forma como as experiências de vida são encaradas e absorvidas por cada um. Existem pessoas que aos 40 anos, comportam-se como verdadeiros adolescentes, assim como há jovens de 20 anos que agem e pensam como adultos de mais de 40/50 anos. Portanto é comum pessoas de diferentes idades cronológicas se relacionarem.
Homens e mulheres têm procurado este tipo de relacionamento porque existe uma afinidade. Em geral, são pessoas de mente aberta a novas experiências, que não se sujeitam aos padrões comuns da sociedade.
Até um tempo atrás era mais comum homem se relacionar com mulher mais nova, hoje muitas mulheres mais velhas se relacionam com homens mais novos. Neste caso ainda há mais preconceito, e é comum ouvir piadas relacionadas a dinheiro e coisas do gênero. Apesar da sociedade se dizer moderna, ainda há o preconceito.
O homem que namora uma mulher bem mais velha, certamente é mais adulto do que a maioria dos jovens ao seu redor e quer um relacionamento estável, sem as neuras típicas das mais novas. No caso da mulher buscar um homem mais jovem, o preconceito pode revelar a realidade de ela buscar homens de mente mais aberta, menos machista (como a maioria dos mais velhos ainda são), mais carinhosos e companheiros, que dividem tarefas e são mais cúmplices e solidários. Além disso, o fato de ser desejada e amada por um homem mais novo colabora para a elevação de sua auto-estima.
Quem não tem a mínima idéia de como é essa relação, saiba que, como tudo na vida, há o lado bom e ruim. O(a) mais velho(a) alimenta o receio de que possa, em algum momento, ser trocado(a) por alguém mais jovem e atraente. O(a) mais novo(a), por sua vez, sente medo de ser trocado por alguém mais velho, com mais experiência de vida ou de que possa, ao longo do tempo, ficar mais velho e menos atraente para o outro, revelando uma baixa auto-estima. Quando a auto-estima de ambos é elevada e eles não deixam as opiniões alheias interferirem no relacionamento, certamente haverá muitas vantagens, pois a troca de experiências entre ambos será muito rica e diversificada.
Amigos, vizinhos e familiares podem não aprovar a relação devido a diferença de idade, o que pode atrapalhar ou até desgastar o relacionamento. Pessoas próximas, familiares e amigos sempre supõem que sabem o que é o melhor para seus parentes e amigos, embora nem sempre o que é melhor para eles, seja para o outro. Se um determinado membro da família considera não ser bom se relacionar com uma pessoa muito mais jovem, ele vai pensar que também não deverá ser bom para o outro. É preciso ter paciência com elas, evitando discussões e brigas que não levam a nada, procurando levar a pessoa amada a uma convivência mais próxima para que a conheçam melhor. Do contrário, é importante fazer-se respeitar pela sua escolha e exigir este respeito, procurando mudar de assunto quando elas começarem o seu discurso ou mesmo dizendo que você respeita a opinião delas, mas que sua escolha já foi feita. Nada de ficar batendo boca ou agindo com rebeldia.
Se o casal não tiver muito diálogo, carinho mútuo e paciência para suportar a pressão dos parentes e amigos que condenam o relacionamento, certamente não conseguirá manter a relação por muito tempo, pois brigas e discussões serão constantes.
Mães se sentem ameaçadas pela mulher mais velha pensando erroneamente que ela vai tomar o seu filho ou pior ainda, que vai fazer o seu filho voltar-se contra ela; o pai considera que o homem mais velho apenas vai abusar de sua filhinha. Neste caso, os filhos devem insistir com os pais para que eles pelo menos tentem conhecer melhor o namorado (ou a namorada) antes de emitirem qualquer conceito baseados apenas na sua idade cronológica. Em geral, famílias que costumam dialogar e trocar idéias acabam por aceitar o namoro depois de conviver um pouco mais com os namorados de seus filhos, respeitando-os.
Tudo o que é novo causa estranheza, lembre-se disso. Lute pelo que você quer, tendo claro o que isso é. Sim, importa termos claro o que queremos e assim, com o tempo, veremos se a pessoa que está ao nosso lado, (com a mesma idade cronológica que a nossa ou não), é a pessoa que queremos para a nossa vida.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Infidelidade - Perguntas e respostas31/05/16Falando sobre infidelidade No consultório e em meu site, tenho visto, ouvido e sido questionada sobre várias itens com relação a infidelidade. Fiz uma mescla de alguns deles e vou respondê-los a fim de esclarecer alguns mitos. Quando revelada a infidelidade, há o divórcio: Ninguém casa pensando que um dia vai ser traído, mas é inevitável também......
Filhos que mandam e pais que obedecem?25/05/16 A responsabilidade de educar filhos é intransferível, ainda que algumas pessoas busquem fazê-lo. Mas o outro que vem cuidar é um substituto, nunca um pai. E as próprias crianças compreendem isso quando dizem:......
Você é capaz de desenvolver sua autoestima?24/05/16 Quando somos crianças necessitamos da opinião de nossos pais (ou daqueles que desempenham esse papel) para nos sentirmos confirmados no mundo, aceitos e “normais”, tanto perante os outros, como perante nós mesmos. Conforme......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.