CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 15h15

Falando sobre sexualidade: O que é verdade?

A curiosidades, conceitos do senso comum, os próprios tabus e os tantos mitos acerca desse assunto. Assunto este que merece relevância em toda sua complexidade, e mais exige aprendizado.

Nunca sabemos tudo sobre um determinado assunto, quem dirá sobre a sexualidade, que é um assunto sobre o qual estamos ainda aprendendo a falar. É preciso que estejamos sempre dispostos a saber mais, buscar mais conhecimento de nós e do outr, do ser humano em sua totalidade, isso serve para trazer mais harmonia nos relacionamentos afetivo-sexuais.

Considerando as muitas curiosidades e mitos que ainda permeiam o pensamento de muitas pessoas, foram elaboradas algumas questões que podem desmistificar alguns mitos sobre sexo e sexualidade.

1. O ato sexual ocorre apenas com a penetração vaginal!

O ato sexual é bem mais amplo, podendo ser praticado de várias formas, isto é, como a prática do sexo oral, sexo anal, estimulação clitoriana. As formas de se obter prazer sexual é o que importa. A penetração do pênis da vagina é apenas uma forma.

As mulheres são menos sexuadas do que os homens!

Não há diferença nesse aspecto, a sexualidade é igual para homens e mulheres.

Durante muito tempo se falou que mulheres eram menos sexuadas que os homens, como se o homem não pudesse ficar sem sexo e a mulher sim.

A diferença nisso é que a mulher tem uma dificuldade maior em liberar suas fantasias porque sempre foi muito mais reprimida. Além disso, o homem estimula-se pelo olhar. Olha e se excita. A mulher se apega mais a gestos e sentimentos. Mas estamos longe daquela crença de que as mulheres somente se envolvem sexualmente quando estão apaixonadas. Muitas mulheres buscam sexo pelo prazer do sexo unicamente.

A esterilização (tanto em homens como em mulheres) afeta o sexo, diminuindo o desejo!
Qualquer procedimento cirúrgico desse tipo só irá evitar uma gravidez, não alterando o desejo sexual.

Tamanho do pênis é documento!

Na cultura comum, isso é bem discutido, porem, o que mais importa pra um bom desempenho sexual é a rigidez peniana (ereção e manutenção dela) no ato da penetração, assim como o "vai e vem". O prazer não provém do tamanho. Até porque a parte mais sensível da vagina encontra-se nos 5 primeiros centímetros. A grande reclamação que ouço diariamente das mulheres é de homens que não conseguem ajudar no prazer da mulher por estarem muito comprometidos apenas com o deles. Isso é o pior. E digo ajudar porque ninguém é responsável absoluto pelo prazer do outro. Cada um precisa conhecer seu corpo para saber qual a melhor forma de sentir prazer, a fim de se propiciar e explicar ao outro. Afinal, ninguém tem bola de cristal. E como vou dizer o que gosto se nem eu mesma sei? Daí a importância do auto-conhecimento.

Além disso, muitas mulheres tem prazer clitoriano, não vaginal, ou seja, prazer pela estimulação do clitóris, não pela penetração.

O homem não deve expressar seus sentimentos!

Nossa cultura determinou isso, que menino não chora, tem que ser forte. O homem tem o direito sim de expressar o que sente, ele é um ser humano e tem sentimentos, expressa-los não vai torná-lo menos homem. Aliás, muito frequentemente a expressão dos sentimentos do homem auxilia a estabelecer relações mais amigáveis e sensíveis.

Sexo é bom apenas quando se consegue o orgasmo simultâneo!

Em absoluto. Sexo é aprendizagem, é respeito ao limite do outro. É claro que quando um casal consegue chegar ao orgasmo simultaneamente, deve ser ótimo, a sensação esperada por qualquer casal, mas isso não pode ser regra, pois a tensão em tentar se chegar ao orgasmo simultâneo pode estragar o ato sexual, e gerar grandes desconfortos para o casal.

Um homem não pode dizer não ao sexo!

Quem disse isso? O homem pode sim dizer não ao sexo,com tanto estresse, acúmulo de tarefas, isso tudo pode contribuir para o homem estar cansado e de não querer fazer sexo, mas isso não pode influenciar negativamente na sexualidade dos homens.

É errado ter fantasias sexuais!

 

Pelo contrário, as fantasias sexuais, são desejos reprimidos, que podem e devem vir a tona na hora do sexo. Torna-se um grande incremento na atividade sexual. Procure realiza-las sem receio, mas sempre procurando respeitar as vontades e limitações do parceiro.

Sexo anal sem camisinha, pode engravidar!

A camisinha sempre deve ser usada, pois os espermatozóides são muito espertos e rápidos, ou seja, pode o esperma escorrer para a vagina e assim haver a fecundação. Além disso, sexo sempre com camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
A nossa educação e cultura exercem forte influencia nos conceitos que temos sobre o sexo e a sexualidade.

Geralmente uma relação duradoura acaba trazendo mais conforto para se falar de intimidades, de vontades e fantasias, tornando o sexo algo mais prazeroso.
Devemos sempre buscar o dialogo, o autoconhecimento, a intimidade com os nossos parceiros,para que os esclarecimentos estejam sempre presentes, tornando a atividade sexual mais confiante ,segura e feliz. Se você tiver alguma dificuldade com relação a sexualidade, busque um terapeuta sexual, certamente ele estará apto e lhe auxiliar.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

E se seu filho for homossexual?24/05/16 É pouco provável que ao sonhar com o futuro de seu filho, os pais incluam em suas listas de características desejáveis a homossexualidade. Por mais esclarecidos que sejam, tendo ou não amigos com esse perfil e ainda que se considerem sem preconceitos. A certeza causa ainda mais desconforto, que segue com angústia, vergonha, culpa e uma sensação de perda. A......
Insegurança03/05/16 Você sabia que um dos motivos mais frequentes de busca de psicoterapia (psicólogo) é a insegurança? Sim, muitas pessoas tem a insegurança atrelada no seu dia a dia, mesmo que ela esteja revestida de outro sintoma. Como......
Uma palavra sobre o ciúme24/05/16 Outro dia, falei com meu amigo Thiago, no programa Ver Mais, da RicRecord, sobre o ciúme. Como vieram diversas perguntas para o meu site depois disso, resolvi escrever sobre o assunto. Ter ciúme é normal? Sim, assim como o medo tem......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.