CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 15h06

Filhos de pais separados, que problemas enfrentam?

O estigma de que filhos de pais separados sofrem mais, têm menor rendimento escolar, mais problemas emocionais e auto-estima mais baixa que os filhos de casais que permanecem juntos tem caído por terra. Existem situações em que as crianças sentem-se melhor com a separação dos pais. As crianças que apresentam dificuldades emocionais, baixa auto-estima ou problemas na escola são aquelas que não têm uma estrutura familiar saudável. O que produz o desenvolvimento delas não é o estado civil dos pais, mas o estado emocional deles ou daqueles que as criam.
No momento da separação há um certo trauma porque nenhum filho quer ver os pais divorciados. Porém, com o tempo essas crianças ganham experiências e sentimentos valiosos, nem sempre vivenciados por outras. Muitas crianças se sentem aliviadas com a separação dos pais. Mas isso não impede que elas sintam-se frustradas de não terem mais pai e mãe juntos.
Nos casos em que a situação no lar é insustentável, em que a criança vive no meio de brigas, discórdias, uso de álcool, drogas, enfim num ambiente caótico e amedrontador, ela sente alívio quando termina e fica longe de tudo isso. É necessário desmistificar a visão maniqueísta do bem e do mal absoluto. Ou seja, quando se trata de comportamento nada é 100% bom ou ruim. O fato é que toda vez em que há uma separação ocorre a morte da família original e no imaginário dos pais e das crianças o casamento e a família são para sempre. O que acontece atualmente, são separações menos traumatizantes, mas não sem traumas. Antigamente, passava-se uma idéia de que todos os filhos de pais separados eram infelizes e isso, não é verdade. É como no processo de adoção. É inegável que antes da generosidade, afeto e amor gerado pela pessoa que adota a criança houve uma rejeição. Uma coisa boa não exclui a presença de algo nefasto, ruim.
Todas as crianças querem ver os pais vivos, juntos e se possível felizes. Quando isso não ocorre elas criam uma ordem de eliminação, por exemplo: "Bom, já que eles não estão juntos ainda bem que pelo menos estão vivos e felizes", pensam. Com a separação dos pais, o primeiro benefício gerado na criança é sair do ambiente desfavorável de desamor e por vezes hostil e de brigas. Em seguida, vem a ampliação do convívio com novas pessoas e ambientes, já que os pais retomam antigas amizades. Além de laços familiares mais amplos.
O ideal para a criança é que pai e mãe se relacionem bem, independente de estarem casados ou não. Ao mesmo tempo, não precisam ser falsos, pois os filhos percebem. Toda e qualquer pessoa necessita sentir que alguém a ama e a admira, mesmo com todos os defeitos que ela possa ter e é por isso que a criança deve sentir-se e ser amada pelos pais. Estado emocional tem mais peso que o civil.
Um casal com filhos que decide se separar deve tomar alguns cuidados com eles. Um deles, é deixar claro às crianças que o conflito é entre os parceiros e não com os filhos. Outro é informá-los que apesar da separação, o amor e a relação de pai e mãe irá continuar. Para a separação dos pais ser o menos traumática possível para os filhos é necessário que seja tratada em particular e nunca na frente deles. É natural das crianças querer resolver o problema dos pais ao presenciarem uma discussão. Elas não sabem qual dos dois devem apoiar e isso as deixa confusas, além de sentirem-se culpadas, mesmo não sendo. Passado o momento da separação em si, homens e mulheres devem manter um relacionamento amigável para o bem dos filhos.
Os pais, neste caso os homens, por vezes se sentem culpados por estarem fora do lar, por exemplo, e tentam compensar essa ausência com concessões, atenção e presentes, sempre de forma exagerada. A criança que é criada sem limites, aquela que tem e pode tudo, sofrerá muito na vida adulta e provavelmente não irá suportar os limites impostos pelo mundo, pela vida. Os pais devem mostrar o significado e o porque a vida de seus filhos mudou, e dizer-lhes que ela voltará a se reestruturar, possivelmente, para melhor.
Quatro coisas que os pais nunca devem fazer:
Falar mal um do outro para o filho; Usar os filhos como espiões para saber da vida do outro; Fazer chantagens ou usá-los como moeda de troca. Por exemplo: “Você não vai ver seu filho enquanto não depositar a pensão”; Discutir na frente das crianças
Quatro coisas que os pais devem fazer, sempre:
Falar e ouvir seus filhos; Ter bom senso; Impor limites; Amar seus filhos, independente da situação em que se encontra o relacionamento amoroso dos pais.
Tanto o pai quanto a mãe não devem se esquecer que o maior papel deles consiste em apoiar, compreender e dialogar sempre com seus filhos, independente de estarem bem ou não entre si. Se mesmo assim você sentir dificuldades, procure ajuda profissional capacitada para você e seus filhos.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Perguntas e Respostas sobre sexualidade – parte 0124/05/16Existe Homens que não gostam de sexo? Existe pessoas que não gostam de sexo? Todas as pessoas deveriam gostar de sexo para serem consideradas normais? Tem pessoas que simplesmente não curtem este prazer? E a questão de gênero (homem ou mulher), existem um gênero que gosta mais de sexo que o outro? Bem, precisamos compreender que fazer sexo não é algo obrigatório. Mas nse você é uma......
Você se boicota?24/05/16 Existem pessoas que lutam uma vida toda para ter sucesso e quando este está bem próximo, fazem alguma coisa para que não se concretize. Outras pessoas apresentam manifestações físicas do medo e pavor o que não......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.