CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 17h06

Insegurança, como resolver?

Um dos motivos que mais leva as pessoas a buscarem o serviço de psicologia é a insegurança. E como ela é reconhecida? É quando você sente dificuldade grande em realizar uma tarefa mesmo que tenha plena capacidade para a mesma. Ou seja, você tem conhecimento sobre o assunto mas não consegue expor, sente-se travado. Outras vezes você não tem consciência que sabe sobre o assunto. Nunca se deu a oportunidade de trazer esta capacidade a tona, e no entanto, tem a crença de que não consegue. Esta crença não lhe permite prosseguir, nem ao menos tentar.

A insegurança aparece também nas pequenas iniciativas do dia a dia, ir ao clube, ao cinema, almoçar fora de casa sozinho, puxar conversa com alguém interessante. Até na hora de buscar ajuda de um psicólogo, fica aquela angústia: “o que os outros vão pensar”, “o que eu vou falar”, “será que consigo pagar”, etc.

Claro que a única forma de conseguir é tentar. Mas se você tem tentado com freqüência e não tem conseguido, isso vai te colocando a cada dia mais para baixo, então está na hora de buscar ajuda. Porque as próprias tentativas frustradas vão te dando a idéia de não conseguir e você passa a acreditar nisso.

O que está por trás da insegurança é sempre um medo, medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não dêem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado, etc.
Em outros momentos o medo da reação da outra pessoa, o que ela vai fazer, dizer, de que forma vai se comportar, vai ser agressiva, humilhante, etc. Qualquer possibilidade de se deparar com uma situação ou pessoa difícil lhe tira o ânimo de tentar e vem uma voz dizendo: fique fora desta, você não vai dar conta. E a insegurança se junta com a baixa autoestima.

A gente percebe que a pessoa é insegura quando adia interminavelmente as coisas, “ depois eu faço”, e não faz nunca. Adia uma conversa, adia uma compra, adia uma atitude, adia um curso, adia sua terapia.

A Insegurança pode ser a base para uma depressão e também de crenças irracionais, aquelas que não fazem sentido, tipo: preciso fazer tudo correto sempre para que me amem ou preciso ser maravilhosa para que me olhem. São pessoas que sempre buscam o valor de si próprios pelo que os outros dizem. Mas é uma atitude que trás extremo desconforto e sofrimento.

Como uma pessoa fica insegura? Algumas pessoas já tem uma personalidade insegura, outros passaram por tanta dificuldade na vida, por eventos incapacitantes, que deixaram a pessoa mais sensível e mais inseguro. Mas é certo dizer que o inseguro sente-se inferior.

E associa-se neste quadro a desesperança. Ela é a sensação de que não tem o que fazer, a sensação de não ter forças para mudar nada. O que trás a culpa. De qualquer forma a pessoa se acha um fracasso.

O que está errado? O autoconceito, que é a forma como a pessoa se vê. Geralmente as pessoas tem um autoconceito cheio de erros de interpretação. Na verdade passam a se ver como uma pessoa que tem pouco valor, quando, se interpretado de outra forma, tem muito valor. Apenas não explora seus valores.

A psicoterapia auxilia neste sentido, ou seja, que você possa ir reconhecendo os seus valores. Reconhecendo você, suas habilidades, seus defeitos, olhar a si mesmo de uma forma madura, completa, cheia de carinho, a fim de deixar brotar habilidades escondidas e de ver com atenção mudanças necessárias.

Para cada situação existe uma solução, para cada pessoa também. Se você tem problemas, busque soluções. Viva a vida de forma plena.

Por Ieda Dreger

Veja também

Reprovação escolar, como lidar com ela?25/05/16 Poucas coisas são tão difíceis para a família quanto aceitar e conviver com a possibilidade de uma reprovação escolar. A idéia de “fracasso” tende a desestabilizar os pais. Não é fácil mesmo, aquele é seu filho, educado por você e estudando na escola que você escolheu. Num primeiro momento há famílias......
Você é capaz de desenvolver sua autoestima?24/05/16 Quando somos crianças necessitamos da opinião de nossos pais (ou daqueles que desempenham esse papel) para nos sentirmos confirmados no mundo, aceitos e “normais”, tanto perante os outros, como perante nós mesmos. Conforme......
Não tenha vergonha de ter medo24/05/16 MEDO palavrinha conhecida de todos nós, quem já não teve medo de algo? Inúmeras pessoas sofrem com seus medos, mas poucas são capazes de admiti-los, principalmente para não se sentirem infantis ou ridículas.......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.