CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 14h19

Solidão é sempre ruim?

A solidão possui dois lados em uma mesma moeda: de uma forma a pessoa se sente abandonada por não ter amigos ou uma companhia mais próxima, em outra ela pode ser por própria opção da pessoa, que se sente bem em ficar sozinha, pois sente-se livre ou protegida. Porque protegida? Porque quem não interage não precisa buscar mudar, não percebe as mudanças necessárias para viver em comunidade e cada vez se encolhe mais no seu mundo.
Aqui falaremos sobre as pessoas que, pelos acontecimentos da vida, escolhem ficar sozinhas, aproveitando os momentos de solidão como uma chance a si próprias e procuraremos entender o que leva jovens a ficarem reclusos em suas casas, solitários.
Em que a solidão pode colaborar ou atrapalhar na vida de uma pessoa?
Isso depende de vários fatores. Entre eles pode ser em relação a pessoa ter um problema. Isto ajuda, quando ela precisa de um tempo para ficar consigo mesma refletindo acerca deste problema ou atrapalha quando ela não quer pensar nele ou quer fugir dele. Uma segunda percepção que precisamos ter é que algumas pessoas não tem amigos como forma de se protegerem em seus mundos. Outro é em relação a  liberdade e independência. Certamente, nada melhor do que viver sozinho!
Há muitos que buscam morar sozinhos, pela independência, etc. Porque uma pessoa opta por viver solitária?
Provavelmente porque sentem-se pressionados no ambiente em que vivem. Um exemplo é o de jovens que se sentem pressionados pelos seus pais, por não poderem fazer tudo o que desejam, por terem limites e regras dentro de casa para seguirem e não aceitá-las. Na verdade, ninguém opta por viver solitário, mas busca-se a solidão quando o convívio social não propicia satisfação, alegria ou bem estar. Algumas pessoas vivem sozinhas mas tem a casa cheia de amigos e estão sempre com amigos, mas tem a possibilidade de estarem sós quando quiserem.
Existe algum prejuízo a pessoa que costuma viver solitária, sem uma vida social ativa, sem muitos amigos, etc., em relação a uma pessoa que tem tudo isso?
O ser humano é, essencialmente, um ser social que gosta de viver e de conviver com grupos. Quando ele se afasta do convívio social, por livre e espontânea vontade, certamente existe algum problema em relação a estes grupos ou a pessoa tem algum problema e não quer que seus grupos tenham conhecimento do mesmo.
O sentimento de solidão pode ser despertado em uma pessoa que é excluída socialmente?
É claro que se ela é excluída socialmente, acaba se sentindo solitária e sofre com isso, pois, como eu disse acima, o ser humano é um ser social que necessita se sentir um membro participante de grupos. Exatamente porque a sociedade a exclui, ela sofre e muito justamente porque não optou pela solidão.
Às vezes uma decepção amorosa contribui para a pessoa se afastar do mundo. Porque isso ocorre? O que pode ser feito para mudar essa situação?
Quando sofremos uma decepção amorosa, na verdade, sofremos pela perda da pessoa amada e de tudo aquilo de bom que vivenciamos com ela. Este é um momento de muita dor e é necessário permitir-se viver esta dor. É comum as pessoas se afastarem do convívio social até porque toda perda e desilusão trazem consigo um luto e é preciso permitir-se viver este luto para depois recomeçar a viver. É normal, durante um curto período de tempo, a pessoa afastar-se do convívio social para chorar a sua dor, até porque as pessoas em volta não entendem este choro e agem no sentido de querer que a pessoa pare de chorar. Costumo dizer que todos temos uma quota de lágrimas para vertermos quando sofremos uma perda: enquanto não choramos tudo aquilo que devemos chorar, não podemos voltar a viver normalmente. Portanto, para evitar que a pessoa se afaste do convívio social diante de uma decepção amorosa, o melhor a fazer é enxugar as suas lágrimas e estar disposto a ouvir, pura e simplesmente, sem dar palpites, as lamentações da pessoa. Esta é a melhor ajuda para a pessoa não se afastar do convívio social.
Há muitos adolescentes que se trancam em seus quartos e utilizam-se da internet para se comunicarem e extravasar suas frustrações. O que passa na cabeça desses jovens?
É na fase da adolescência que se inicia a construção da identidade do futuro adulto, portanto, todo adolescente passa por um período de isolamento do convívio familiar e de união com os seus pares, aqueles que ele considera como seus iguais, adolescentes como ele. Este isolamento se faz necessário para que ele possa questionar melhor os valores da família e, através dele criar os seus próprios valores. O seu questionamento pode vir através da rebeldia e do isolamento e traz consigo o sofrimento de ter que deixar para trás a vida de criança para adentrar numa vida de responsabilidades, obrigações e deveres. E com quem ele vai conversar sobre este sofrimento? Claro que é com seus pares, seus amigos, porque supõe que seus pais não o compreendem, não aceitam seus questionamentos e suas mudanças. E daí ele vai isolar-se mais ainda deles, seja fazendo uso da Internet (através de grupos de discussão, chats e de blogs), do telefone, do diário escrito, etc.
O que pode ser feito no tratamento psicológico para reverter isso?
O tratamento psicológico é fundamental para a pessoa que SOFRE COM A SOLIDÃO, porque ela fica irritada, de mau humor, perde oportunidades na vida e tem sua auto-estima muito baixa. É importante que ela descubra os fatores que a levam a este estado, que aprenda a lidar com eles e os supere, para poder elevar a sua auto-estima e voltar ao convívio social.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

O papel do pai no cuidado com o bebê24/05/16 Tanta coisa foi dita sobre os cuidados da mãe com o bebê, que poderíamos imaginar que o papel do pai, no começo da vida de seu filho, é desprezível. Muitas vezes o papel do pai é mais indireto do que o da mãe e assim fica até ignorado. Este é um dos erros evidentes do nosso sistema moderno de cuidado infantil. A falta do relacionamento com o pai......
Quando a mentira vira um problema?24/05/16 Muitas vezes vista como inocente chacota das quais nenhum ser humano escapa, a mentira pode causar tragédias, lesar relações humanas – e contas bancárias. Segundo pesquisas neurocientíficas, mentimos cerca de......
Diferença de idade no namoro, isso é um problema?24/05/16 Quem nunca se apaixonou por uma pessoa mais jovem ou que tem um conhecido, um primo ou um colega de trabalho, que já se relacionou com uma ninfetinha que atire a primeira pedra. Alguns artistas como Elba Ramalho, casada com Gaetano que é 24 anos......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.