CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 14h06

Os relacionamentos suportam as diferenças? (Raça, cultura, religião, etc)

Na maioria dos casos, diferenças dentro de uma relação são importantes. Porque se tudo fosse muito igual o casal entraria numa rotina extremamente danosa ao relacionamento. As diferenças também são importantes para que as pessoas aprendam a negociar, ceder, conversar e trocar.
No entanto, em algumas relações, estas diferenças são tão grandes que impedem o casal de levar a história à diante. Então é preciso tomar cuidado porque as pessoas podem se ferir de forma muito intensa.
Sou uma defensora do diálogo franco e aberto, da conversa honesta. Aquela conversa que é capaz de expor suas idéias sem precisar fazer rodeios ou omitir detalhes. Sem agressividade, sem rusgas, sem dores.
Quando não expomos, vamos guardando e quando isso acontece nos distanciamos. Porque não falar para a pessoa que tanto gostamos o que sentimos? Infelizmente, por alguns motivos, isso não acontece na maioria dos casais.
Precisamos encarar que as pequenas diferenças podem e devem ser negociadas, ex: um gosta de futebol e o outro de novela. Sim, as pessoas têm gostos diferentes. Precisamos entender, respeitar e nos acostumarmos com isso. As diferenças, nesse contexto, são inclusive interessantes para o relacionamento. É bom ter uma visão diferente sobre algo que você conhece, é bacana aprender a lidar com essas pequenas coisas.
Mas e quando a diferença é maior? Quando ela sonhava desde criança em ser mãe e casar na igreja e ele já tem dois filhos de outra relação e não quer mais casar na igreja? Ou quando ele sonha em ir morar no ar tranqüilo da montanha enquanto ela não pensa em sair do burburinho da cidade grande? Ou quando as crenças religiosas são muito diferentes e um é católico e o outro islâmico?
Não é possível simplesmente repetir frases que se costumava dizer no passado, como: o amor supera tudo. Isso não é verdade, é romântico, bonito, mas nem sempre é o correto. Existem alguns itens em nossa vida dos quais não podemos abrir mão, e se o fizermos cobraremos do outro uma dívida tão imensa que vai acabar com o amor.
Há valores e sonhos que podem ser adaptados, alterados, deixados de lado ou até herdados de quem a gente ama e quer ver bem. Mas outros são tão intensos para nós que não podemos abrir mão deles. Evidentemente, se entre essas coisas tão impossíveis as conversas avançarem honestamente e houver condição de um pequeno acordo, as coisas poderão funcionar mesmo assim. As tentativas são sempre válidas e o que serve para um caso nem sempre servirá para outro.
Se você está comprometido com essa causa, se você quer mesmo fazer isso dar certo, então tente. Não existe nada que uma conversa honesta não possa resolver. Mesmo que tenha uma lágrima aqui, um sorriso tímido ali. Afinal de contas, ninguém disse que era fácil manter um relacionamento, concorda? E se for algo que realmente não tiver solução, entenda isso. No final das contas, serão as pequenas coisas aquelas que farão toda a diferença no final do trajeto, e o desgaste que isso poderá ocasionar para a relação nem sempre vale à pena. Fechar os olhos para algumas coisas vai acabar sendo ruim, então se previna. Não cobre o que o outro não é capaz de fazer. Não coloque, nem a si nem ao outro, numa situação onde há tanta angústia que não sobra tempo para amar.


Por Ieda Dreger. 

Veja também

Sozinho e feliz, é possível?24/05/16 Viver sozinho trás vantagens, da mesma forma que estar em boa companhia também as trás. Mas para viver sozinho é preciso estar em paz consigo mesmo. Nos dias de hoje, vem surgindo um ser humano mais independente e mais auto-suficiente e isso leva a transformações na maneira de encarar o viver a dois, os vínculos e as relações familiares. As pessoas......
Filhos tiranos ou pais despreparados?25/05/16 Até meados dos anos 60, as regras dentro de casa eram impostas aos jovens. Hoje, é bastante comum um acordo entre pais e filhos. Antes, os pais davam broncas, colocavam os filhos de castigo e cortavam regalias porque era assim que as coisas......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.